15 A IMPORTÂNCIA DOS SOFISTAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ÉTICA COMO TRANSFORMAÇÃO
MATTOS, Maurício. K; LIMA, Dayane. M. C.; FRANCO, Giovana. B; SILVA, Danieli. S.
Palavras-chave:
Polis, Sofistas, Paideia, Transformação, Educação, Desenvolvimento.Resumo
Este artigo científico apresenta, por intermédio de um levantamento bibliográfico, o desenvolvimento da educação sistemática por meio do surgimento dos sofistas, o qual por meio de acontecimentos históricos, culminou em uma significativa mudança na perspectiva da Grécia Antiga, assim como exemplificou a influência que eles obtiveram no âmbito educacional da sociedade, detalhando os maiores legados desses mestres da oratória para com o desenvolvimento do que chamamos até hoje de “cultura do homem”. As justificativas tratadas permitiram determinar que os sofistas foram quem primeiro saíram do pensamento naturalista e cosmológico, para centralizar no saber do ser humano e tudo o que lhe concerne, considerando por consequência o universo político, cultural e as peculiaridades enfrentadas socialmente para o desenvolvimento de um saber cada vez mais plural e significativo, que, mesmo sendo intitulados como um conhecimento “malicioso” na época por Sócrates, Platão ou Aristóteles, sabe-se, que a arte da sofística, no decorrer da história mostrou-se fundamental para o desenvolvimento da filosofia grega, tanto que ainda hoje chamamos de filosofia do direito. Apesar dessa imprescindível descoberta da ética relativista, e, segundo os ensinamentos de Protágoras, do ser humano como “medida de todas as coisas”, no decorrer da história, a partir do século XIX, a educação transforma-se em um estudo do biocentrismo, relativizando o humanismo e analisando a vida de uma forma mais globalizada, priorizando a sustentabilidade e desenvolvimento do meio ambiente.